DIGIADULT
BEM-COMUM
O projeto KA2 “Bem Comum”, que teve uma duração de um ano e meio, teve como principal missão a preservação e promoção do património cultural local nas regiões de Cinfães (Portugal), Idrija (Eslovénia) e Târgu Frumos (Roménia). O projeto envolveu a recolha de dados para o mapeamento do património local e uma série de workshops ao longo de um ano.
Ao refletir sobre as necessidades e desafios do setor rural, é possível identificar uma dificuldade que permeia esses desafios: a desertificação rural. Nesse sentido, o êxodo da população rural para as cidades não apenas implica em menos pessoas a viver nessas áreas, mas também conduz a uma constante perda do património cultural local.
Por outro lado, a implementação de projetos em áreas rurais frequentemente acarreta custos económicos mais elevados em comparação com ambientes urbanos. Isto deve-se a maiores distâncias entre as partes envolvidas e à necessidade de convidar profissionais que não residem na área. Além disso, há dificuldades na promoção de atividades devido à população dispersa em vastas áreas.
É neste contexto que surge o projeto “Bem Comum” como resposta a essas necessidades e desafios. Emprega abordagens dinâmicas que reforçam os materiais e temas valiosos que moldam a comunidade local, envolvendo consequentemente a voz da população na preservação e promoção das suas memórias e culturas.
O património comunitário promovido pelas organizações sociais envolvidas visa aumentar a visibilidade local e preservar os recursos naturais para o desenvolvimento e bem-estar do seu território e comunidade. Além disso, com a orientação da Agenda 2030 das Nações Unidas e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, as associações participantes empreendem este projeto para fomentar e salvaguardar o ecossistema social e cultural das áreas rurais envolvidas, enquanto demonstram os impactos da valorização do património cultural local.
Um bem comum é um conjunto de recursos, sejam eles naturais ou artificiais, suficientemente grande para evitar excluir potenciais beneficiários do acesso e utilização. Tal conjunto coletivo pode ser gerido de forma eficaz e gerar prosperidade, oferecendo soluções alternativas para resolver conflitos de interesse, respeitando semelhanças e garantindo a sustentabilidade de forma autónoma dos governos e outras autoridades. Para alcançar isto, é necessário um novo tipo de governação caracterizado por uma abordagem comunitária e sustentável.
ENTREVISTAS
Na seguinte playlist do YouTube, podes assistir às várias entrevistas que realizámos aos atores culturais do concelho de Cinfães. Conversámos sobre a história da sua arte, como começaram a trabalhar nisso e uma infinidade de outras coisas.
MAPA INTERATIVO
Neste mapa interativo, podes explorar o concelho de Cinfães e os seus diferentes tipos de património. Clicando nos pins, podes aceder à informação sobre os atores, assim como às suas videoentrevistas.
*O mapa é de acesso livre, por isso, se quiseres incorporá-lo no teu site ou partilhá-lo com mais pessoas, fá-lo sem preocupações!
RESULTADOS
- Mais de 75 atores culturais locais mapeados
- 54 vídeos de entrevistas
- Mais de 200.000 visualizações dos vídeos
- 37 workshops de património cultural local realizados
- Mais de 420 participantes
Queres fazer um projeto semelhante a este? Descarrega o Infokit para aprender como fazê-lo!
PRODUTOS
- 3 Mapas Interativos do Património Cultural Local de Cinfães, Târgu Frumos e Idrija
- Video-entrevistas
- Infokit
Number of the project: 2022-1-PT01-KA210-ADU-000084831
Name of the project: Common-Good
Start: 01-09-2022 – End: 01-03-2024